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O SNGPC foi rejeitado?

Algumas vezes, ao transmitir o arquivo do SNGPC, o responsável técnico da farmácia pode se deparar com alguma mensagem de inconsistência que impossibilita o envio, por isso, listamos aqui as principais rejeições que podem ocorrer neste envio e como proceder:

1 – A QUANTIDADE VENDIDA DO PRODUTO É MAIOR QUE A QUANTIDADE EM ESTOQUE.
Quando ocorrer esse tipo de erro no status de transmissão da página do SNGPC, o RT deve fazer a conferência no inventário do SNGPC, verificando o MS/ DCB, lote e quantidade do medicamento/ insumo que apresentou erro. Nesses casos, o RT deverá corrigir o arquivo XML e transmiti-lo novamente. Por exemplo, o erro mais comum ocorre no registro do número de lote, onde há a troca o número zero “0” pela letra “O” ou vice-versa ou a troca de letra maiúscula por minúscula ou vice-versa.
Nos casos em que se constatar divergência entre o estoque físico do estabelecimento e o virtual do SNGPC, o RT deverá finalizar o inventário para ajuste de estoque, conforme questão nº 16 do item Funcionalidades do SNGPC.

 

2 – O MEDICAMENTO DE NÚMERO DE REGISTRO (X.XXXX.XXXX.XXX-X) NÃO FOI ENCONTRADO NA BASE DE DADOS DA ANVISA.

Quando ocorrer esse tipo de erro no status de transmissão na página do SNGPC significa que provavelmente o RT errou ao colocar o número de registro do medicamento. Confira o número correto com a caixa do medicamento ou no site da ANVISA no seguinte endereço: http://www7.anvisa.gov.br/datavisa/consulta_produto/Medicamentos/frmConsultaMedicamentos.asp. Caso o número de registro esteja correto analisar a possibilidade de ser uma inconsistência.

 

3 – “MEDICAMENTO-SAÍDA POR VENDA – QUANDO O USO DO MEDICAMENTO FOR HUMANO O CONSELHO DEVE SER CRM OU CRO E NÃO CRMV”

A mensagem indica que na saída por venda foi informado que o medicamento é para uso humano, mas que a prescrição foi feita por um médico veterinário (CRMV).

Conforme guia para geração de arquivo XML, o campo “se_TipoUsoMedicamento” deve indicar o tipo de uso que será feito do medicamento, sendo:

1 – Humano

2 – Veterinário

O guia é encontrado em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/sngpc/guia_xml.pdf

Desta forma, para medicamentos prescritos por médicos veterinários, seu arquivo XML deve informar o uso veterinário e informar que o prescritor possui um CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária).

 

4 – “…has an invalid element…” ao tentar enviar o arquivo XML

Significa que seu arquivo não está no padrão XML definido pela Anvisa. Esclarecemos que essa mensagem aparece em linguagem técnica de informática, diante disso, a mesma deverá ser analisada pelo suporte do sistema informatizado interno do estabelecimento para identificação e correção do problema.

 

5 – O INVENTÁRIO PARA O CPF (XXXX) REPRESENTANDO O CNPJ (XXXXX) NÃO ESTÁ CONFIRMADO”

Esse erro aparece quando o sistema recebe um arquivo de movimentação sem que tenha recebido, validado e aceito um arquivo de inventário. Verifique se o arquivo XML que está sendo enviado está em modelo XML-Inventário, que é diferente do modelo XML de movimentações. Sugerimos que contate o suporte do sistema informatizado interno da drogaria para mais orientações sobre como gerar o inventário.

 

6 – “O RESPONSÁVEL TÉCNICO NÃO FINALIZOU O INVENTÁRIO”

Nesse caso, faltou executar a seguinte etapa do procedimento da troca do responsável técnico:

  1. a) O responsável legal deve acessar o SNGPC (https://sngpc.anvisa.gov.br/);
  2. b) Na opção “Associar Responsável Técnico”, o responsável legal deverá indicar quem será o novo responsável pelo envio das movimentações no SNGPC.

O passo a passo para troca de RT está disponível em http://www.anvisa.gov.br/sngpc/passo_passo.htm.

 

Listamos aqui apenas alguns dos motivos mais comuns de rejeição, caso esteja presenciando algum motivo diferente, você pode entrar em contato com o suporte do seu software ou diretamente no Serviço de Atendimento da Anvisa, pelo telefone 0800-642-9782 ou através do site: http://www.anvisa.gov.br/institucional/faleconosco/FaleConosco.asp.

 

Fonte: ANVISA

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