A nota fiscal eletrônica é um documento que está muito presente em nosso dia a dia. Gerada e armazenada no ambiente virtual, a NF-e é um documento que registra as operações de vendas a circulação de mercadorias no comércio.

Com o avanço da tecnologia, a NF-e se tornou indispensável na rotina de empresas, estabelecimentos e comércios em geral. O documento digital foi instituído para substituir o tradicional formato de notas fiscais impressas, facilitando tanto o lançamento quanto a organização das mesmas.

Ao contrário das notas fiscais comuns, a NF-e é emitida e armazenada eletronicamente, dispensando a impressão. Basta processar a forma de pagamento que os dados a respeito da venda de um produto ou serviço é enviada diretamente ao sistema da empresa. Simples, não é mesmo?

A NF-e é o principal formato de notas fiscais no Brasil há alguns anos, estando presente em empresas de pequeno, médio e grande porte. Mas afinal de contas, como ocorre o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas?

O que preciso fazer antes de começar a emitir uma NF-e?

Primeiramente você precisa confirmar o enquadramento da sua empresa, pois cada tipo de empresa tem uma regra diferente quanto à emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), portanto, vale a pena conferir esses dados com o seu contador, ele é o responsável para te auxiliar quanto ao tipo de documento necessário para o seu negócio.

Depois de confirmado a necessidade de emissão de NF-e, você precisará seguir os seguintes passos:

  • Credenciar sua empresa na Secretaria da Fazenda do seu estado
  • Adquirir um certificado digital emitido pela Autoridade Certificadora e credenciada pela ICP-Brasil
  • Contratar um software homologado à Sefaz, que faça a emissão desse tipo de documento.

 

Sistema para Emissão de Nota Fiscal

Hoje existem diversas opções de sistema para emissão de nota fiscal no mercado, desde sistemas que fazem apenas a emissão da NF-e, que possuem um custo bem mais acessível, bem como outros sistemas bem mais completos que integram todas as áreas da empresa e oferece uma infinidade de controles e dados para o empresário.

Para decidir a melhor opção de software para a sua empresa, basta fazer um checklist básico de quais dados são necessários e interessantes para tomar decisões estratégicas no seu negócio, e então procurar uma ferramenta que integre todas as informações que necessita.

O Grupo SIGMA Software oferece diversas opções de software para emissão de NF-e de acordo com a necessidade do cliente, nosso software ERP é totalmente separado por módulos no qual é possível contratar apenas os módulos interessantes para o seu negócio, também temos opção de software online e off-line, além de uma expertise de mais de 30 anos no mercado.

Precisa emitir NF-e e ainda não tem um software para isso? O Grupo SIGMA Software pode te ajudar, entre em contato agora mesmo e conheça os benefícios de ser um cliente SIGMA.