MDF-e

Saiba o que é o MDF-e

 

A quantidade de documentos exigidos às transportadoras no momento do transporte de mercadorias é imensa. Com o intuito de fiscalizar essa transição e proporcionar maior segurança no transporte, o motorista precisa entregar (quando solicitado) todos estes documentos para fins de fiscalização.

Visando facilitar todo este processo, a SEFAZ criou o Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e), documento exigido quando existe a necessidade de trânsito entre municípios, que possui validade em todo o território nacional.

 

O que é o MDF-e?

 

O Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e) é um documento digital que, tem por objetivo identificar a carga transportada e as características do serviço de transporte, foi criado para substituir os documentos impressos que vinham sendo utilizados anteriormente como o manifesto de carga modelo 25 e a CL-e (capa de lote eletrônica). Apesar de ser um documento eletrônico, é necessário fazer a impressão do Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE).

 

Quem é obrigado a emitir o MDF-e?

 

A SEFAZ informa que o MDF-e deverá ser emitido por empresas prestadoras de serviço de transporte com mais de um conhecimento de transporte, ou pelas demais empresas nas operações cujo transporte seja realizado em veículos próprios, arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, com mais de uma nota fiscal.

 

Benefícios

 

A ideia principal do documento é padronizar processos e facilitar o acesso às informações da mercadoria, é um documento eletrônico que proporciona maior versatilidade por não precisar ser armazenado fisicamente.

O documento também colabora para a economia de papel, de espaço e redução no tempo de fiscalização, pois permite que o fiscal faça a leitura de todos os documentos de uma única vez, o que acaba sendo muito benéfico para a empresa, pois impacta diretamente na redução dos atrasos e do prazo de entrega das mercadorias.

 

Descontinuidade do Emissor Gratuito

 

A SEFAZ informou recentemente que a partir de 01/10/2018 o emissor gratuito de MDF-e (Versão 3.00) será descontinuado. A partir desta data não será mais possível fazer download do aplicativo, porém os usuários que tiverem o aplicativo instalado em seus computadores poderão continuar utilizando-o até que novas atualizações das regras de validação do MDF-e impeçam o seu correto funcionamento.

 

E agora? O que fazer com o fim do emissor gratuito de MDF-e?

 

Com a descontinuidade do emissor de MDF-e grátis, é recomendado pela própria SEFAZ que as empresas busquem no mercado um sistema que esteja adequado para a emissão desse documento.

As empresas que trabalham com softwares comerciais, para emissão de documentos fiscais e gestão de empresas, geralmente estão adequadas para emissão desse documento. A vantagem é que contratando um sistema comercial, além da obrigatoriedade fiscal você terá muitos outros benefícios para a sua empresa, como um melhor controle e gestão da empresa, redução do índice de erros, agilidade na emissão dos documentos fiscais e nos demais processos da empresa, além de uma visão completa sobre o andamento do seu negócio através de relatórios.

A SIGMA Software tem a solução perfeita para sua empresa emitir o MDF-e e ainda ter um gerenciamento completo da sua empresa, além de uma equipe altamente capacitada para atender e dar todo o suporte necessário ao cliente, desde a implantação do sistema até o dia-a-dia do cliente. Quer conhecer como o sistema SIGMA poderá te ajudar? Clique aqui para agendar uma demonstração.