Dicas SIGMA

Responsabilidade Social 

Com a globalização e o avanço das tecnologias, as empresas vêm a cada ano se preocupando mais com o seu papel frente ao meio ambiente. Essa nova postura de maior consciência deve-se à preocupação com o bem-estar do meio ambiente e também a reputação das empresas, que querem ser bem vistas pela sociedade cada vez mais consciente por sua responsabilidade com o meio ambiente.

As empresas em sua grande maioria, vem buscando alternativas para driblar a alta competitividade de mercado, a fim de acompanhar as mudanças nas regras que ditam o nosso sistema capitalista. Desta forma, as questões que remetem a preocupação com o meio ambiente, tem sido cada vez mais o foco das instituições de negócios.

A responsabilidade ambiental pede um esforço significativo da empresa, que varia de acordo com o ramo de atuação no mercado. Num todo, a empresa deve ter consciência de sua interferência no meio em que está inserida, em alguns casos, promovendo o reflorestamento da região no caso de exploração da mata.

Mas essa preocupação não cabe apenas às grandes corporações e aos interesses do capitalismo, a responsabilidade ambiental cabe a cada um de nós, nos pequenos atos de nosso cotidiano. Você pode ajudar o meio ambiente em que está inserido fazendo pequenas mudanças em sua rotina, mesmo que pequenas, elas podem ser consideradas gigantes ao meio ambiente se pensarmos a longo prazo.

MUDE SUA ROTINA

Em seu dia a dia substitua copos descartáveis por canecas ou squeezes que podem ser reutilizados diversas vezes, de preferência por canecas de porcelana que além de manter sua bebida fresca por mais tempo reduz o número de dejetos na natureza, poupando o uso dos copos descartáveis.

Substitua as pazinhas de plástico do seu cafezinho por colheres reutilizáveis, as pazinhas geralmente são pequenas, porém seu impacto pode ser imenso, devido ao tempo de decomposição no meio ambiente, que chega a ser mais de 100 anos. Portanto, apesar de pequenas, são altamente nocivas ao meio ambiente.

Separe o lixo orgânico do reciclável. Muitas cidades possuem serviço de coleta seletiva, verifique em sua cidade quais dias da semana que passam os catadores de reciclagem, não custa nada e você ainda ajuda o meio ambiente.

Evite sair de carro para todos os lugares, opte por andar de bicicleta ou ir caminhando aos locais mais próximos de ti. Vai no mercadinho, padaria e etc. escolha ir caminhando, é bom para sua saúde e para a manutenção do meio ambiente.

No mais, podemos colaborar com a preservação do meio ambiente em pequenos atos diários, atente-se a seus hábitos e a sua responsabilidade com o meio ambiente.