Organizar os processos do seu consultório é algo que interfere diretamente no seu tempo, financeiro e credibilidade.  Prezar por um ambiente funcional na sua clínica, desde o primeiro contato do agendamento da consulta até a saída do paciente, é o que a pode tornar mais agradável e trazer confiança aos seus clientes.

Processos organizados motivam e ajudam a toda a equipe, transformando o ambiente de trabalho e a rotina diária em algo menos estressante e mais simples de se realizar. Claro que essa energia transpassa ao paciente, que se sente mais confortável e impelido a retornar quantas vezes forem necessárias.


Se você sente a necessidade de melhorar algum dos processos em seu consultório, continue a ler, pois vamos falar sobre como um software pode ajudar a organizar o seu consultório:


Sistema para clínicas

Um grande desafio dos consultórios é organizar as fichas dos pacientes, seus pagamentos e documentos. Um software próprio para clínicas agiliza processos, promovendo maior economia. Hoje, quem não faz uso de um bom sistema para consultório, acaba tendo vários problemas no controle das demandas, no financeiro e até mesmo no atendimento. O controle desses dados é essencial para ter uma visão completa e realista do que acontece no dia a dia do negócio.



O sistema para clínicas permite ainda a substituição do papel, gerando mais economia e sustentabilidade ao seu negócio – agregando ainda mais valor a sua marca. Com a ausência de um arquivamento físico, é possível que, por meio de uma busca rápida, as informações mais importantes do paciente sejam encontradas e enviadas ao profissional do atendimento. Assim, o médico pode realizar uma análise mais precisa, detalhada, minuciosa e eficiente, uma vez que terá todo o histórico do paciente em mãos. Esse tipo de apoio reduz o tempo gasto com a busca, otimizando todo o trabalho e melhorando o atendimento.

 

Da mesma forma, o financeiro também é impactado por essa tecnologia. No mesmo software é possível incluir a área financeira, fiscal e o estoque. Isso permite gerar relatórios consistentes, com cruzamento de informações e visão de todas as áreas. Controle fluxo de caixa, orçamentos, cobranças e toda a emissão de boletos (com integração bancária).

 

Mas ainda há outros pontos a se considerar que são tão ou mais importantes na organização dos processos, como: o controle da agenda. Sem isso, você pode sobrecarregar um profissional e deixar o outro sem trabalho no mesmo período. É importante ter a visão de frequência, ocorrências, confirmação e cancelamentos, e claro, horários vagos. Isso prepara melhor a equipe para o dia seguinte e sem atarefar demais alguém.

Essas e tantas outras funções você encontra no SoftClínica, um software para clínicas médicas e odontológicas. Para mais conteúdos sobre como a tecnologia pode melhorar seu negócio, acesse o Blog da Sigma Software.