As oficinas mecânicas são conhecidas por sua informalidade e pouca organização. Geralmente, tem processos e operações confusos e desordenados, sem seguir metodologias, e o pior, costumam apresentar preços diferentes para cada cliente. Esse tipo de mal hábito já assombra as oficinas, mesmo que não seja o caso. E é assim que conquistar uma boa reputação pode se tornar um verdadeiro desafio, e lucrar nesse setor pode ser um verdadeiro problema.

 

No entanto, não é hora de desistir. Você está em busca de mais organização e produtividade na sua oficina mecânica? Então chegou ao lugar certo. Em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, dispor de um bom planejamento e estruturação logística são fatores fundamentais — e isso inclui um bom relacionamento com seus fornecedores.

Para aplicar essas condições à sua oficina, tornando-a mais organizada e singular, é possível contar com a tecnologia, que já tem tornado cada vez mais fácil estruturar um negócio mesmo sem ser um especialista. A melhor parte é que existem soluções tecnológicas específicas, feitas para as mais diversas frentes de empreendimento. Se você ainda não está convencido, vamos te apresentar como a tecnologia pode ajudar sua oficina:

Como o sistema para oficina melhora a qualidade de seu atendimento

 

Ao adquirir um sistema para oficina que faça gerenciamento e atendimento, você e seus colaboradores estarão mais livres para garantir um serviço exclusivo e de qualidade ao cliente. A tecnologia oferece um estreitamento do seu relacionamento direto com seu público-alvo. Hoje em dia, é essencial a utilização de um sistema de automação comercial em sua oficina mecânica, para passar a verdadeira impressão de profissionalismo e eliminar quaisquer dúvidas ou preconceitos prévios de que as oficinas não possuem organização.

 

Com esse sistema, todos os valores serão tabelados, você terá total controle do seu estoque, podendo passar diretamente para o cliente se você consegue atender sua demanda na hora e até considerar as horas e custos de cada mão de obra direto no mesmo lugar. É possível também determinar uma agenda de atividades para cada colaborador, evitando sobrecarga ou tempo ocioso dentro da equipe. Isso aumenta seu lucro e a organização da sua rotina.

 

Sistema para gestão financeira

Chega de orçamentos à mão, feitos ao gosto do freguês. O sistema para oficina também é um sistema de gestão financeira, que garante, além de tudo, confiabilidade aos dados e informações armazenados, livre de erros humanos, a gestão da oficina mecânica é ainda mais otimizada. Faça análises para descobrir quais as atividades em sua oficina que estão gerando prejuízo, e quais são aquelas que apresentam um lucro maior, quais são as mais buscadas e quais são sazonais. Essas informações possibilitam identificar quais são os processos que precisam de melhoria e até promover descontos e promoções. Estabelecer um controle financeiro eficaz evita prejuízos, por isso trace metas e objetivos de faturamento para sua oficina que condizem com a realidade do seu negócio.

 

Outro ponto a melhorar que a tecnologia pode ajudar sua oficina mecânica é por meio do aumento das alternativas de pagamento. Facilitar o pagamento garante ainda mais o fechamento de um negócio, e quanto mais opções o cliente tiver disponível, maiores as chances de escolher o seu estabelecimento. Por isso, adote boletos, cartões de crédito e débito, transferências bancárias, entre outras.

 

E aí, viu como a tecnologia pode ajudar sua oficina? Clique aqui para receber mais informações sobre o sistema SIGMA, o sistema de gestão perfeito para gerenciar sua oficina.