Se você não tem muita experiência em gestão de empresas ou começou no mundo das franquias agora, saiba que controlar isso tudo não é tarefa fácil. Existem muitas soluções no mercado para cada um dos desafios do dia a dia, como sistema para franquia, software para controle de royalties, e até mesmo um sistema de gestão empresarial. Mas antes vamos entender melhor sobre o que estamos falando.

O que são Royalties?

Falando em franquias, Royalties são o pagamento realizado pelos franqueados às redes franqueadoras. Não confunda com a taxa de franquia – que é paga uma única vez, logo após a assinatura do contrato -, os royalties são pagos regularmente pelo uso e exploração da marca e do suporte recebido. Esse valor pode ser fixo ou um percentual do faturamento, a depender do franqueador.

Agora que já sabemos o que são Royalties, vamos às dicas que farão qualquer franqueador manter essas cobranças sempre em dia e o caixa da sua franquia atualizado:

1- Tenha um departamento financeiro

Ter um departamento específico para cuidar dos valores recebidos pelas franquias faz toda a diferença. Dependendo do tamanho da rede, pode ser apenas um profissional dedicando alguns dias do mês a gerenciar as taxas e fazer as cobranças, mas considere fazer o investimento em um sistema de controle de franquias ou um software para controle de royalties. Para o franqueado também é mais cômodo e seguro ter um ou dois contatos próprios para reportar seus resultados e realizar seus pagamentos.

2- Seja o mais transparente possível

Otimize as cobranças na sua rede se certificando de que haja clareza nos valores, forma e datas de pagamento. Certifique-se de que o franqueado entendeu como os valores são calculados, como e até quando ele precisa pagar. Explicar qual a finalidade de cada taxa ajuda a evitar qualquer desentendimento que leve à inadimplência ou aborrecimento.

3- Seja organizado

Ser organizado, em qualquer negócio, é essencial para a saúde do negócio. Utilize de planilhas, programas e softwares para o controle de receitas, pagamentos e recebimentos, mantendo tudo rigorosamente atualizado. Um bom sistema para franquia pode auxiliar compilando todos estes dados, com lembretes de pagamentos e cruzamento de dados para identificar bons e maus pagadores, por exemplo.

4- Invista em tecnologia

Pesquise ferramentas disponíveis no mercado e estude uma opção que seja ideal para o tamanho do seu negócio. Para garantir uma gestão de royalties ainda mais profissional, segura e simples, a automação é a melhor alternativa. Um sistema para franquia como o  Sigma Franquias te dá acesso ao faturamento das unidades e seus valores administrativos, contas a pagar e receber, fluxo de caixa, e mais. O sistema ainda permite intermediar as compras de seus Franqueados com seus fornecedores homologados, verificar pedidos de compras, gerenciamento de vendas, controle de estoque, entre outras diversas funções, que podem auxiliar para que não façam compras excessivas ou compras defasadas.

Viu como é mais simples do que se imagina? Com uma boa organização e o auxílio da tecnologia, você pode gerenciar bem seus franqueados e consequentemente seus royalties. Acesse também o conteúdo sobre dicas para fazer a gestão do seu negócio.